UESPI e Sebrae discutem parceria para oferta de cursos e oficinas

A união entre as duas instituições é mediada pela Secretaria Estadual de Educaçã0 (Seduc)

A Universidade Estadual do Piauí e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmam parceria para oferta de cursos e oficinas online para professores e alunos da universidade, com foco no empreendedorismo e inovação. A união entre as duas instituições é mediada pela Secretaria Estadual de Educaçã0 (Seduc), e foi discutida nesta sexta-feira(12), em reunião no formato híbrido (online e presencial), no Núcleo de Educação à Distância da universidade.

Na ocasião, foi apresentado o Projeto Empreender do Futuro do Sebrae com as oficinas e cursos online que estão no catálogo para serem ofertados para a comunidade acadêmica. Segundo a instrutora e consultora do Sebrae da Unidade de Educação Empreendedora, Tereza Sotero, o objetivo da instituição é trabalhar junto a alunos, professores, coordenadores. “Hoje uma das ramificações, inclusive da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que é discutido um novo currículo, é o empreendedorismo.  Nós já trabalhamos isso com o Ensino Médio, e o nosso objetivo agora é o Ensino Superior”, diz.

Ela destaca que as formações vão trabalhar comportamentos empreendedores para que os alunos possam enfrentar qualquer adversidade que possam encontrar no mercado de trabalho. “O nosso foco é capacitar alunos e professores com foco no empreendedorismo. O empreendedorismo tem várias ramificações, a inovação também. Os cursos e oficinas vai os tornar profissionais seguros e preparados para o mercado”, afirma.

Para a universidade, neste início de parceria vão ser ofertados entre 7 a 10 oficinas e 5 cursos. Alunos e professores do ensino regular, Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Aberta do Piauí (UAPI) vão ser beneficiados nessa parceria. Os cursos servirão como atividades complementares dos alunos, com carga horária (04h /12h) e certificação.

O reitor Evandro Alberto destaca que o Sebrae tem várias expertises e está oferecendo uma oportunidade gratuita para a universidade de grande contribuição. ” Isso é de grande valia e serão discutido várias oficinas, oficinas temáticas, voltada pra esse comportamento empreendedor”, afirma.