Teresa Britto pede a reabertura de escola fechada para reforma desde 2016
Já se passaram mais de cinco anos e a reforma continua a passos de tartaruga, disse Teresa BrittoA deputada estadual Teresa Britto (PV) apresentou na Assembleia Legislativa um requerimento pedindo que a Secretaria Estadual de Educação conclua, o mais rápido possível, a reforma na estrutura física da Unidade Escolar Professora Helena Aquino, no bairro Parque Alvorada na zona Norte de Teresina, que está fechada desde 2016 para reparos.
A escola, ressaltou a deputada, recebia cerca de mil alunos de 13 comunidades próximas à região conhecida como Lagoas do Norte, nos turnos diurno e noturno. Mas, desde o fechamento em fevereiro de 2016, todos os alunos foram transferidos para o Instituto de Educação Antonino Freire.
“A única reforma se limitou à colocação de uma placa anunciando a tal reforma, no valor de R$ 965 mil, com duração de 240 dias. Geralmente, neste tipo de situação é comum se alegar falta de recursos financeiros. Acredita-se que não seja isso, pois em 2016 os alunos foram transportados nos turnos manhã, tarde e noite em ônibus fretados pelo Estado”, lembrou.
Segundo Teresa Britto, em 2017 a escola Professora Helena Aquino passou a funcionar na Unidade Escolar Severiano Sousa, no bairro Pirajá, sendo que a cada ano o número de alunos matriculados vem sendo reduzido drasticamente, sendo que atualmente são pouco mais de 300 estudantes.
“A distância certamente se constitui em fator da desistência. Não é exagero dizer que centenas de pessoas estão ficando fora da sala de aula naquela região. Já se passaram mais de cinco anos e a aludida reforma continua a passos de tartaruga, sendo executada atualmente por apenas seis trabalhadores e ainda com atraso de pagamento que varia de três a oito meses”, observou a parlamentar.
Fonte: Assembleia Legislativa do Piauí