Selo especial destaca Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020

Mais de 190 países participaram da Expo 2020, transferida para este ano em razão da pandemia

Os Correios lançaram, nessa quinta-feira (4), a Emissão Especial Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020. Os selos foram elaborados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e apresentados em evento realizado na sede da agência, em Brasília/DF. O diretor de Gestão de Pessoas dos Correios, Heronides Eufrásio Filho, representando o presidente da estatal, conduziu o lançamento, que teve as presenças do presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana, do embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Saleh Alsuwaidi, do diretor de Promoção de Serviços e de Indústria do Ministério das Relações Exteriores, César Gasser, do comissário geral do Brasil na Expo Dubai, Elias Martins, entre outras autoridades e convidados. As grandiosas estruturas arquitetônicas e translúcidas montadas no evento internacional, que refletem as riquezas naturais brasileiras, são a inspiração para as peças filatélicas. 
 
Mais de 190 países participam da feira internacional Expo 2020, que foi transferida para este ano em razão da pandemia. As primeiras Exposições Universais, ocorridas a partir de 1870, foram realizadas com o propósito de reunir, em só lugar, uma mostra sobre o progresso comercial e científico de nações de todo mundo. Em 170 anos de história e evolução, o evento atualmente congrega as maiores inovações e tecnologias recentes, sendo também um espaço de negócios e diversão para milhares de visitantes.
 
Riqueza hídrica – O Pavilhão Brasileiro é formado por um estrutura leve e transparente que se transforma ao longo dia, absorvendo a luz do sol e, ao anoitecer, recebe projeções que animam o interior do edifício, formado por uma grande praça d’água. Trata-se de uma referência aos períodos de cheia dos rios brasileiros e à potencialidade hídrica nacional. Tendo o Rio Negro como mote poético, a escura e fina lâmina d’água traz a reflexão sobre a importância dos rios para a civilização humana – que permitiram o transporte, a comunicação, a sociabilidade e a formação de ambientes habitados -, e a necessidade de preservação da água, recurso cada vez mais ameaçado, tanto de extinção quanto de contaminação.
 
Selos - A identidade visual, o partido arquitetônico e o norte curatorial do Pavilhão Brasileiro na Expo 2020 Dubai ilustram a coleção de selos. As peças herdaram a presença luminosa da paleta cromática, além do caráter lúdico e imersivo do ambiente, associadas a um desenho sintético e gráfico do pavilhão. Os criadores dos selos, Celso Longo e Daniel Trench, usaram as técnicas de computação gráfica.
 
Com tiragem de 120 mil selos e valor de R$ 5,20 cada, a emissão está disponível para venda na loja virtual e nas principais agências dos Correios.


Ascom    


Ascom