São Paulo e River-PI começam a decidir uma vaga na semifinal da Copa do Brasil

Rival do Tricolor paulista é o único clube desta fase que não joga a Série A do Brasileirão

Nesta quarta-feira, o São Paulo recebe o River-PI na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil sub-17. Em Cotia, às 16h, os clubes começam a disputar uma vaga na semifinal do torneio. O duelo da volta acontece no domingo, dia 10 de janeiro, no estádio Albertão, em Teresina. Quem avançar, enfrenta Palmeiras ou Athletico – o Alviverde venceu na ida por 3 a 2.

O São Paulo chegou às quartas de final depois de eliminar o CRB. O Tricolor venceu os dois confrontos que fez contra o time alagoano, 1 a 0 em Cotia; 3 a 1 no Rei Pelé, em Maceió. Na primeira fase, o Tricolor goleou o 1º BPM, do Tocantins, por 8 a 1.

OO Tricolor do Piauí viajou de Teresina na terça à tarde até São Paulo e também se classificou às oitavas da Copa do Brasil sub-17 com duas vitórias sobre o Santo Antônio-MS, uma por 3 a 0 e a outra por 5 a 0. Na primeira fase, a classificação foi mais dramática: gol do empate em 1 a 1 com o Dom Bosco-MT aos 50 minutos do segundo tempo e vaga decidida nos pênaltis.

A Copa do Brasil Sub-17 reuniu os 27 campeões estaduais e os cinco vice-campeões das federações melhores colocadas no ranking nacional de clubes da CBF. O São Paulo garantiu vaga ao vencer o Campeonato Paulista.

O São Paulo foi campeão da primeira edição da Copa do Brasil sub-17, em 2013. No ano seguinte, foi eliminado pelo Flamengo nas quartas de final e tropeçou diante do Rubro-Negro novamente em 2018; em 2015, caiu para o Vitória nessa mesma fase; em 2016, foi tirado pelo Sport nas oitavas; em 2017, nova eliminação nas quartas, agora pela Chapecoense. Em 2020, vice-campeão após derrota para o Palmeiras.

O River-PI faz a sua primeira participação na Copa do Brasil sub-17. O Galo é o único representante no torneio de base que não joga a Série A do Brasileirão. Sport x Flamengo, Atlético-MG x Fluminense e Palmeiras x Athletico-PR são os outros confrontos.

A arbitragem de São Paulo x River-PI é de Adeli Mara Monteiro com os assistentes Rodrigo Meirelles Bernardo e Liliane Aparecida Galindo. O trio é da federação paulista.