SAAD notifica mais de 90 terrenos e interdita área por foco de dengue

As autuações ocorreram somente nesta primeira semana de abril.

Equipes de fiscalização da SAAD (Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas) Centro notificaram 98 proprietários de terrenos e casas abandonadas em Teresina por foco e risco de proliferação do mosquito da dengue, Aedes aegypti. As autuações ocorreram somente nesta primeira semana de abril. Um terreno particular foi interditado. 

O gerente de fiscalização da SAAD Centro, Aldenio Nunes, explicou que as principais irregularidades identificadas são as de falta de limpeza dos terrenos baldios e casas com aspecto de abandono, com o acúmulo de água parada e resíduos que, inclusive, atrapalham a passagem em calçadas.

Aldenio Nunes acrescentou ainda que a maior incidência destes casos ocorre nos bairros Centro, Ilhotas, Pirajá, Primavera, Parque Alvorada e próximo à Avenida Frei Serafim.

O gerente pontuou que as ações da administração municipal visam controlar e diminuir casos, mas a população também deve ter consciência sobre o assunto.

“A fiscalização identifica os terrenos e casas abandonadas particulares e públicos, realizando assim, a notificação dos proprietários para que façam a limpeza imediatamente, caso contrário serão autuados e multados”, acrescenta Aldenio Nunes.

Segundo o superintendente da SAAD Centro, Roncalli Filho, o objetivo da ação é intensificar a fiscalização, a fim de agir de forma integrada com o trabalho de prevenção realizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) contra a proliferação do mosquito da dengue.

“A nossa equipe, por meio de fiscalizações, tem esse trabalho de notificação de proprietários de terrenos irregulares para que eles façam a limpeza. É uma ação de prevenção e fundamental para evitar o mosquito da dengue, uma vez que os agentes de endemia não podem entrar nos terrenos por serem propriedades particulares”, explicou Roncalli Filho.