Projeto visa melhorar o atendimento de mulheres surdas em Teresina

A iniciativa faz parte do Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (PIBEU)

Com o objetivo de auxiliar pacientes das Unidades Básicas de Saúde de Teresina, foi criado o Projeto de Extensão Libras e a Saúde da mulher surda nas UBS. A iniciativa faz parte do Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (PIBEU) e conta com a participação de 11 alunos e uma docente coordenadora, Professora Bruna Rodrigues.

A discente coordenadora, Brenda Melo, explica que o Projeto foi contemplado no último Edital PIBEU. “A partir de agora vamos fazer alguns contatos de forma remota com os discente participantes, afim de discutirmos um pouco sobre a Libras e aprender sinais referente a saúde, objetivando primeiramente capacitar os discentes”, destacou a estudante do 5° período de Enfermagem, campus Poeta Torquato Neto.

A organizadora da Proposta, Prof. Bruna Rodrigues, é docente do curso de Libras da UESPI e está executando a atividade solicitada pelos alunos de Enfermagem. “Os acadêmicos do curso de Enfermagem perceberam durante os estágios a dificuldade de comunicação com as mulheres surdas nesses ambientes, resultando em um mal atendimento. Diante disso, elaboramos um projeto para atender essa demanda”, enfatizou a professora.

Após a capacitação inicial, os extensionistas farão uma busca ativa de surdos que frequentam as UBS de Teresina e procurarão acompanha-los, além de desenvolver ações nas unidades sobre Pré-natal, aleitamento materno, câncer de mama e outros assuntos relacionados a saúde da mulher.

“Também iremos orientar os profissionais da saúde sobre a comunicação efetiva com as pacientes surdas. Partimos do princípio que passamos a graduação falando sobre a importância da boa comunicação, e se sua paciente for surda e não tem um interprete disponível, saberá atender? É uma barreira de comunicação que precisa ser rompida, e foi com esse propósito que o projeto foi criado”, finalizou Brenda.

Conheça mais sobre o projeto no perfil do Instagram: @libras.ubs
 

Foto: AscomA iniciativa faz parte do Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (PIBEU)
A iniciativa faz parte do Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (PIBEU)