Prefeitura entrega a primeira unidade do Amor de Tia Rural nesta hoje

Nesta quinta-feira (17), às 16h, o prefeito Firmino Filho realiza a entrega

Nesta quinta-feira (17), às 16h, o prefeito Firmino Filho realiza a entrega da primeira unidade da zona rural do projeto Amor de Tia, localizada no Povoado Salobro, região Sul da capital. O serviço, que já está todo equipado para iniciar o funcionamento, é projetado para atender 100 mulheres e 100 crianças, nos turnos manhã e tarde.

De acordo com secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Macilane Gomes, o projeto funciona como uma política integrada de assistência às mulheres, onde trabalha a inserção no mercado de trabalho, empoderamento feminino, assistência social, saúde, além de estratégias de desenvolvimento com as crianças atendidas.

“Nessa primeira unidade da zona rural vamos levar em conta todas as características locais, garantindo cada vez mais a efetividade do serviço, além de trabalhar o desenvolvimento de habilidades, capacidades e o fortalecimento do vínculo familiar dessas mulheres. Já com as crianças serão realizadas atividades de forma lúdica e pedagógica, que ajudam no desenvolvimento da coordenação motora e mental”, esclarece.

Para a nova unidade, a novidade é a instalação de uma academia popular. O espaço será destinado para o atendimento às mulheres, com o objetivo de trabalhar a autoestima, o bem-estar e a qualidade de vida. A academia também ficará aberta para a comunidade.

A princípio, por conta da pandemia, o serviço Amor de Tia Sul fará o acompanhamento apenas com as mulheres atendidas. Posteriormente, a partir do calendário de retomada das atividades estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), é que iniciará o acompanhamento normal com as crianças.

Além do Amor de Tia Rural, outras duas unidades do serviço também estão com obras em andamento:  O Serviço Amor de Tia Sul I, localizado na Rua Mucuripe, Vila Santa Rita, que está com 80% da obra concluída e o Serviço Amor de Tia Norte II, localizado no Parque Firmino Filho, na Santa Maria da Codipi, as obras tiveram início ainda no mês de outubro e a previsão de conclusão e entrega do serviço é de quatro meses.

O Serviço de Atendimento Integral às Mulheres e suas Crianças: Amor de Tia é projeto da Prefeitura de Teresina, coordenado pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM), que atende mulheres em situação de vulnerabilidade e/ou violência, onde são desenvolvidas atividades que promovem a qualificação profissional, empoderamento feminino, além de estimular o desenvolvimento psicossocial de crianças de 1 ano a 2 anos e nove meses.