Piauí Conectado abre inscrições para curso gratuito sobre Cibersegurança

Área vem se expandindo e deve gerar milhões de empregos nos próximos anos

Com a entrada em vigor da lei 13.709/18, conhecida por Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em agosto de 2020, o impacto da pandemia do coronavírus e os diversos ataques hackers que afetam empresas públicas e privadas, investir de medidas de cibersegurança é importante para combater ameaças virtuais, proteger os canais digitais da empresa e prevenir problemas que possam comprometer as atividades e sucesso da organização. Com isso, o mercado deverá gerar 3,5 milhões de empregos na área de cibersegurança no mundo inteiro, até o fim de 2022.

Um grande desafio para a área é a pouca oferta de profissionais qualificados para o trabalho. Pensando em atender à crescente demanda por profissionais e estimular a empregabilidade, a Piauí Conectado, em parceria com a Cisco Networking Academy, está com inscrições abertas para o curso de capacitação profissional em segurança digital. O curso é totalmente on-lin e gratuito e abertos ao público em geral.

O Learn-A-Thon é uma maratona de conhecimento em Cibersegurança com o objetivo de motivar mais estudantes a acelerarem o processo de aprendizado e participarem de uma jornada de profissionalização neste segmento. Na 2ª fase, a Cisco selecionará 1300 alunos que receberão bolsas para participar dos cursos profissionalizantes e na 3ª fase a academia busca estimular a inserção dos melhores alunos com oportunidades no mercado de trabalho.

Jeferson de Sousa Carvalho soube do curso através das redes sociais da Piauí Conectado e se interessou em participar. “Como eu já trabalho com telecomunicações e estou sempre buscando me qualificar mais, quando soube do curso já me interessei de cara e como o mercado está carente de pessoas especializadas e eu quero me desenvolver muito mais nesta área”, conta. A maratona tem início no próximo dia 10 de março e as inscrições podem ser feitas no site da Piauí Conectado.

Segundo Charlene Queiroz, a coordenadora da Cisco Academy, a maratona foi pensada para qualificar em uma área que é crescente e com o objetivo de encaminhar essas pessoas ao mercado de trabalho. “O campo da cibersegurança é vasto e interdisciplinar, abrangendo competências diversificadas na área tecnológica. A falta de mão de obra qualificada já está sendo sentida e tende a se agravar, por isso é importante iniciativas como essa de investir em qualificação profissional em uma área que tem se expandido e gerado novas vagas de emprego”, pontua.

A Piauí Conectado possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado, através da Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI/PI) e da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc).