Marcelo Araripe dá dicas sobre investimentos financeiros

Nos últimos dias você deve ter ouvido falar da empresa “GameStop”. Afinal de contas o que aconteceu?
Foto: DivulgaçãoMarcelo Araripe dá dicas sobre investimentos financeiros
Marcelo Araripe dá dicas sobre investimentos financeiros

  

Nos últimos dias você deve ter ouvido falar muito da empresa “GameStop”. Afinal de contas o que aconteceu?

Vou resumir para vocês. A GameStop é uma empresa que vende através de lojas físicas jogos e acessórios para games. É uma empresa relativamente pequena e está listada na bolsa americana. Obviamente ela “sofreu” muito durante a pandemia. Alguns fundos de investimentos, apostando “pesado” na queda das ações abriram grandes posições “Short” (vendido) nas ações da empresa, ou seja, primeiro eles vendem as ações e quando elas caírem (se realmente caírem) eles compram as ações “embolsando a diferença”.

Ao invés de comprar e depois vender, eles fazem o inverso, eles primeiro vendem para depois comprar. Isso é estar “Shor/Vendido”, é apostar na queda das ações. Paralelamente, pequenos investidores em um fórum chamado “Reddit”, ao perceberem o tamanho da posição “Short” desses fundos, se juntaram para promover uma compra em massa das ações da GameStop.

Dessa forma a “força compradora” desse grupo de pessoas fez as ações subir! Qual foi a consequência desse movimento? Os fundos que estavam “Short” começaram a perder $$ pois eles estavam apostando na queda das ações (e elas começaram a subir rapidamente). Esses fundos conseguiram absorver esses prejuízos por algum tempo, mas a alta foi intensa e rápida que eles foram obrigados a “encerrar” a operação. Isso “retroalimentou” mais ainda o movimento em alta já que para “zerar” toda aquela posição “short” agora eles tinham que ir ao mercado comprar ações. Isso fez com que a procura pelo papel aumentasse mais ainda e consequentemente, o preço do papel subiu mais, mais e mais!  

Esses fundos sentiram “na pele” o conhecido “Short-Squeeze”. Resultado: O preço da ação saiu de U$$ 19 para U$$ 380 me poucos dias (alta de 1.900%). Estima-se que o prejuízo dos fundos foi de aproximadamente de 2 a 3 bilhões de dólares” Esse acontecimento ficou “apelidado” no mercado financeiro como “A Revolta das Formigas”.