Delegado Baretta participa do 2º Encontro Nacional de Diretores do DHPP
Ao final do encontro, foi elaborada a "Carta de Canela", que será entregue ao Ministro da Justiça eO Delegado Francisco Costa, o Baretta, participou do 2º Encontro Nacional de Diretores de Departamentos de Homicídios, onde representou o Estado do Piauí na cidade de Canela no Rio Grande do Sul. O encontro teve o intuito de promover a troca de experiências entre os departamentos e discutir estratégias para a padronização da atuação dos DHs no país.
Todos os estados participaram e entre os assuntos debatidos durante o encontro, foram o sistema prisional como fonte de produção de conhecimento na investigação de homicídios e as estratégias nacionais de combate e redução de homicídios no Brasil, com exemplos de operações integradas, criação de rede Integrada entre os DHPPs, organizações criminosas e tornar a investigação criminal de homicídio como política pública.
"Foi um encontro de alto nível, inclusive estou trazendo novidades em matéria de investigação criminal de homicídio, para repassar aos colegas do DHPP. A repressão ao crime de homicídio tem que ser uma política de Estado, pois é o crime mais grave e, que traz a maior sensação de insegurança e clamor público. Sem falar que a vida é o bem mais precioso tutelado por nosso arcabouço jurídico", disse o delegado.
Durante o evento, foi possível a troca de experiências entre os participantes, momento em que representantes de vários estados apresentaram seus departamentos e falaram dos desafios no combate à criminalidade. Ao final do encontro, foi elaborada a "Carta de Canela", que será entregue ao Ministro da Justiça e aos Governadores dos Estados.

