Colab lança game de educação política para incentivar engajamento nas eleições

Premiado internacionalmente, aplicativo gratuito é usado por mais de 300 mil usuários em todo o país

Aprender sobre democracia, política e as funções dos nossos representantes está ao alcance do celular. O Colab, premiada startup que leva inovação a governos e também é uma rede social para a cidadania, lança nesta semana um jogo de educação política para incentivar o engajamento e a participação dos brasileiros nas eleições municipais de 2020. Chamado de Jornada do Cidadão, o jogo aborda questões como divisão dos poderes, pacto federativo, orçamento público, sistema eleitoral, a história e o poder do voto.

A Jornada do Cidadão é lançada no contexto pré-eleitoral, em que os cidadãos estão se informando para votar para prefeitos e vereadores de suas cidades. Por isso, serve de incentivo para a busca de informações para uma escolha consciente.

Para participar, basta baixar o app Colab - disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS. Na página inicial do aplicativo, o usuário vê conteúdos sobre os diversos temas de política e democracia e pode dar início à jornada, que é uma espécie de quiz sobre os conteúdos que ele leu, com missões e conquistas a serem alcançadas.

"Se informar e ter interesse sobre o funcionamento da nossa política é o primeiro passo para uma cidadania mais ativa e consciente, para que o cidadão participe da democracia e cobre por melhorias da administração pública", diz Gustavo Maia, CEO e fundador do Colab. "A Jornada do Cidadão vem para mostrar que é possível aprender de forma leve e descomplicada, incentivando uma cultura de participação e engajamento nas eleições municipais de 2020".

O aplicativo Colab é usado por mais de 300 mil brasileiros em mais de 100 municípios do país. Com cara de rede social, o app conecta cidadãos e gestões públicas, permitindo que os usuários postem demandas de melhorias em suas cidades, que chegam em tempo real e sem burocracia nas prefeituras, e participem de consultas públicas.

Projeto Lab Cidadania

A Jornada do Cidadão nasceu a partir de um piloto que o Colab desenvolveu no âmbito do Lab Cidadania, um projeto de iniciativa do Instituto Votorantim em parceria com a Companhia Brasileira de Alumínio, que busca soluções inovadoras para fortalecer a participação cidadã e potencializar a cultura democrática em diversos municípios brasileiros.

Inicialmente, a Jornada do Cidadão foi lançada em Miraí, município da Zona da Mata de Minas Gerais, e depois ampliada para mais de 30 cidades mineiras, entre elas Muriaé, Cataguases, Leopoldina, Ubá, Viçosa e Juiz de Fora. Durante o projeto do Lab Cidadania, a Jornada do Cidadão contou com a participação de mais de 1.300 usuários do aplicativo.



Sobre Colab

Colab é uma plataforma que conecta cidadão a governo, para dar mais voz ao cidadão e permitir ao governo que pratique uma gestão mais compartilhada e eficiente. As demandas da população são levadas a prefeituras pelo sistema do Colab, sem paradas burocráticas ou empecilhos. E os gestores se baseiam nas propostas e pedidos dos cidadãos para conduzir a administração pública. Colab foi fundado em 2013 e sua plataforma é usada por 230 mil brasileiros e mais de 100 prefeituras em todo o país. A startup já recebeu prêmios nacionais e internacionais pela inovação na gestão pública.
www.colab.re