Ceir inicia atendimentos a pacientes com sequelas da covid-19

O Ceir disponibilizará 200 vagas para terapias, no horário de 17h às 21h, de segunda a sexta

A partir desta semana  pacientes que passaram por terapia intensiva ou por longo tratamento de covid-19 contarão com atendimento no Centro Integrado de Reabilitação. O novo serviço auxiliará na recuperação de pacientes com sequelas neurológicas e respiratórias.

Ao todo, o Ceir disponibilizará 200 vagas para terapias, no horário de 17h às 21h, de segunda a sexta-feira. Os primeiros cinco pacientes agendados passaram pela triagem na terça-feira (17).

De acordo com a gerente clínica do Ceir, Liceana Pádua, os pacientes serão avaliados por uma equipe multidisciplinar composta por: médicos, fisioterapeutas, nutricionista, a psicólogas e fonoaudiólogas. Segundo Liceana, as novas vagas não afetarão as terapias e triagem dos outros serviços de reabilitação ofertados pela instituição.

“Dessa forma, não haverá alterações no fluxo de vagas e os atendimentos aos usuários das demais clínicas do Ceir. Estima-se ser necessário cerca de duas a seis semanas de reabilitação funcional, respiratória e neuropsicológica para a melhora da qualidade de vida e mobilidade, sendo que esse período pode ser mais curto ou mais prolongado, conforme as necessidades de cada paciente”, explica Liceana Pádua.

No processo de reabilitação serão utilizadas instalações sanitárias e equipamentos de proteção individual (EPI) para pacientes e profissionais. O espaço físico contará com consultórios médicos; salas individuais para atendimento; área específica voltada para reabilitação cardiopulmonar; centro de diagnóstico, com a oferta de exames laboratoriais, raios-X, tomografia computadorizada, ultrassom, espirometria, eletrocardiograma, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Como ter acesso?

O agendamento do primeiro atendimento poderá ser realizado de duas formas: os pacientes que já tiveram alta de UTI ou de unidade de COVID de longa permanência no Estado do Piauí no decorrer dos meses da pandemia devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência ou secretarias municipais de Saúde e fazer uma consulta com um médico credenciado pelo SUS. O paciente deve procurar o setor de marcação de consulta online e solicitar a marcação da triagem, que será visualizada no sistema do SUS (https://fmsteresina.gestorsolucao.net.br/) como Ceir - Triagem Reabilitação Covid.

Pacientes que estão recebendo alta serão encaminhados pela própria unidade, diretamente ao Ceir, via marcação da Triagem no Sistema SUS (https://fmsteresina.gestorsolucao.net.br/).