Aulas remotas: Mais de 11 mil alunos começaram hoje (11) o período

Conforme o calendário acadêmico o período 2020.1 encerra até o dia 26 de abril

O início do período remoto 2020.1 da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) começou nesta segunda-feira (11), através das plataformas G Suíte, Google Classromm e Meet.

Cerca de 11.400 alunos estão matriculados. O link de acesso para cada aula é enviado no e-mail institucional dos discentes.

De acordo com a pró-reitora de Ensino e Graduação (PREG), Nayana Coelho, para garantir os equipamentos de conectividade dos estudantes, a Administração Superior da UESPI garantiu três tipos de auxílio: pecuniário, chips com internet e empréstimos de tablets. Além disso, foi ofertado para os professores cursos preparatórios, bem como  orientações para os estudantes.

“Foram contemplados 734 alunos com o auxílio pecuniário no valor de 700 reais e distribuídos 800 chips no auxílio digital, sendo que ainda temos em torno de 2.500 chips que podem ser usados. Esses alunos que por algum motivo tenham a necessidade de usar os chips, devem informar seus dados pessoais para a coordenação de seu curso. Em seguida, a coordenação enviará a solicitação ao setor administrativo para que os chips possam ser distribuídos. Foram decidas pelo colegiado de cada curso quais aulas de cunho teórico-prático podem ser ofertadas de forma online. Neste momento, não está previsto o retorno do ensino presencial”, explicou.

O reitor, professor Dr. Evandro Alberto, desejou boas-vindas aos calouros e um ótimo início de ano letivo aos demais estudantes. “Começa hoje o período regular na nossa Uespi. Impossível não pensar em todos os desafios que vivemos no ano passado com a pandemia. Eles nos levaram a abrir mais diálogos, discussões e a repensar os conceitos de saúde, trabalho, educação, segurança e privacidade. A UESPI tomou todas as medidas possíveis desde a qualificação tecnológica aos nossos docentes e discentes até a readaptação do nosso calendário acadêmico, auxílio pecuniário e chips para acesso remoto às aulas”, disse.

Ele acrescenta recordando que o ensino remoto na UESPI começou com o Período Especial (PEC 2020.3) e, agora, começa o semestre 2020.1 com mais de 11 mil alunos matriculados. “Um número expressivo que mostra a confiança da nossa comunidade acadêmica com a UESPI. Desejamos que todos e todas tenham um período o mais significativo possível, sabendo que em breve a vacina se tornará realidade entre nós, permitindo que os abraços agora virtuais sejam dados presencialmente. De perto ou longe, que estejamos ainda mais próximos, fortalecidos e crentes num futuro transformador a partir desta casa chamada Uespi. Vamos juntos”, destacou o reitor.

Conforme o calendário acadêmico e a resolução do CEPEX, o período 2020.1 encerra até o dia 26 de abril. O período 2020.2 inicia no dia 31 de maio.

Em casos de dúvidas, a Assessoria de Comunicação da UESPI preparou um tutorial com informações sobre início das aulas, e-mail institucional, entre outras informações.

O primeiro dia de aula do período 2020.1

Yasmim Cunha, estudante do 7° período do curso de Jornalismo, campus Poeta Torquato Neto, vive seu último ano como discente da UESPI. Ela é umas das alunas da disciplina de Diálogos com o Mercado de Trabalho, ministrada nesta segunda-feira pela professora Daiane Rufino.

Para a aluna, o primeiro dia de aula foi ótimo. “Foi mais para entender como vai funcionar o semestre em EAD e pontuar os principais pontos, como do que a disciplina se trata, como serão as aulas, as avaliações. A conexão estava ótima e a professora além de muito preparada, nos deu uma ‘dose’ de ânimo e a empolgação para o retorno das aulas. Se seguirmos assim o semestre será proveitoso”, disse a discente