Alunos da UESPI são premiados em Seminário Internacional da UFC

Os alunos apresentaram uma análise histórica dos Planos de Desenvolvimentos

Estudantes do curso de História do Campus Possidônio Queiroz, da Universidade Estadual do Piauí, foram contemplados com o Primeiro Lugar na exposição de posters do VI Seminário Internacional de História e Historiografia, da Universidade Federal do Ceará (UFC). No evento, os alunos da UESPI apresentaram uma análise histórica dos Planos de Desenvolvimentos das Universidades Federais do Norte e Nordeste Brasileiro.

Foto: AscomAlunos da UESPI são premiados em Seminário Internacional da UFC
Alunos da UESPI são premiados em Seminário Internacional da UFC

  Arianny Dantas e Carlos Daniel, respectivamente do Terceiro e Sexto período do curso de História em Oeiras, são os discentes responsáveis pelo trabalho premiado. A dupla conta com a orientação do Professor Dr. Thiago Reisdorfer, que também é coordenador do curso no Campus Possidônio Queiroz.

O Trabalho

“Nesse projeto estudamos as Concepções das Universidades Federais de Regiões do Brasil no Tempo Presente. Dentro dessa abordagem, pensamos a Universidade como uma categoria histórica, através de análises historiográficas das missões institucionais dos Planos de Desenvolvimento Institucionais – PDIs – que permite pensar suas concepções”, esclareceu a estudante Arianny Dantas.

Cada discente ficou responsável por analisar instituições universitárias de determinadas regiões do Brasil. Arianny Dantas fez a análise das Universidades da região Norte e Carlos Daniel analisou as instituições da região Nordeste.

“Temos trabalhado desde o início de 2019 em um levantamento sistemático de documentos que permitam a compreensão de diferentes narrativas institucionais das universidades brasileiras, em especial as Universidades Federais”, comentou o orientador da Proposta.

Iniciação Científica

O Profº. Thiago Reisdorfer destaca também que os dois discentes contaram com bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para a realização de suas pesquisas. Segundo o docente, o reconhecimento do trabalho dos alunos, demonstra a importância da oferta de bolsas pela UESPI, visto que estas bolsas também viabilizam trabalhos incríveis.

“O Colegiado de História de Oeiras tem feito um esforço coletivo para aumentar o número de Bolsas PIBICs e outros espaços de pesquisa no curso. Esperamos que esse reconhecimento seja um estímulo a nossos estudantes para investirem no caminho da pesquisa”, pontuou o professor.

O participante da proposta, Carlos Daniel, conta que o projeto contribuiu diretamente na sua formação enquanto futuro professor-pesquisador de história.” A pesquisa me oportuniza conhecer e compartilhar vivências, experiências e conhecimentos, não só sobre a temática ligada ao projeto, mas além disso. Eu tinha também, muita dificuldade na escrita acadêmica e nas leituras, mas com ajuda do meu orientador e dos meus amigos do grupo de pesquisa tive a oportunidade de melhorar a cada dia”, enfatizou o aluno.