A DELEGACIA É A CARA DO DELEGADO
Descaso com a Segurança PúblicaCom os problemas enfrentados com a Covid-19, o trabalho desempenhado pelos delegados do Piauí, foi considerado como atividade essencial.Porém, o Estado não tem favorecido a classe em detrimento de outras categorias, o que causou indignação da classe por falta de compromisso no cumprimento de decisões judiciais.
Mesmo com a ajuda de custo repassada pela Secretária de Segurança Pública do Piauí, aos delegados em prol de manter a limpeza das delegacias, a maioria das delegacias do Piauí estão em estado precário, com problemas estruturais que podem pôr a saúde dos agentes em risco. A situação está causando revolta e indignação da classe por conta do descaso e falta de condições adequadas para exercer o ofício.
Diante destes problemas, o delegado geral, Lucy Keiko, expediu uma portaria disciplinando no âmbito da polícia civil, a produtividade e resolutividade das unidades policiais do estado do Piauí. Além disso, o delegado geral também determinou ao corregedor geral que cobre o cumprimento das metas estabelecidas na portaria expedida por ele.
A equipe KD Notícias recebeu informações que tem delegacias que sequer concluíram e enviaram inquéritos policiais a Justiça. Por isso, serão cobrados resultado inerente ao ano de 2021, e as prestações de conta e utilização dos valores através do suprimentos de conta.
Para o contínuo funcionamento das delegacias, são enviados para os delegados suprimentos de fundos para manter o trabalho, porém, os locais não estão limpos em condições de um trabalho digno, inclusive para recepcionar a coletividade que é o principal objetivo e finalidade da instituição Polícia Civil do Piauí.
Devido a situação crítica das delegacias, há possibilidade de paralisação, caso as demandas exigidas não sejam atendidas.