K entre nós

K entre nós

por Fram Araujo. "Quem não se comunica se trumbica".

O que fazer no período de quarentena?

Dicas do que fazer em casa para driblar o tédio!

A chegada da pandemia pelo coronavírus mexeu com as estruturas físicas e mentais de toda a população, bagunçou a rotina os horários e isso tem levado as pessoas a se adaptarem com um novo formato de vida.

Foto: Guilher LeoniCalçadão de Ribeirão Preto
Calçadão de Ribeirão Preto

Se antes faltava tempo pra família, lazer e tantos outros compromissos, hoje sobra tempo dentro de casa e as pessoas já não sabem o que inventar como entretenimento pra diminuir os prejuízos que as notícias tristes causam na mente.

A covid-19 é uma doença altamente contagiosa e a transmissão acontece de muitas maneiras que não percebemos, e por isso é importante obedecer às medidas de segurança e de higiene da Oms.

As informações quanto ao fim de tudo isso é uma incógnita, e o desejo de todos é receber a imunização pelas doses da vacina e assim torcer pra vida voltar ao seu curso normal.

Mas enquanto a vida se resume em quatro paredes, quero te propor a pensar por alguns momentos, cá entre nós, de todas as dicas que você ouviu ou leu nesse tempo de pandemia sobre o que fazer para desopilar, e como aproveitar o tempo disponível com qualidade, quantas você seguiu? Fala a verdade! mas então, pra te encorajar e ajudar você a levantar dessa cadeira vou reforçar algumas dicas valiosas pra melhorar sua vida nesse momento e tenho certeza que se você colocar em prática, nos  próximos dias, tudo ficará mais leve.

1 - APRENDA NOVAS RECEITAS

Foto: KurotelPeixe com alho-poró crocante e purê de banana
Peixe com alho-poró crocante e purê de banana

  

Não precisa ser um “MasterChef” para preparar um prato gostoso, e com tanto tempo disponível, é uma ótima pedida, não acha? aprender talvez aquele prato que sempre viu na Tv, isso é mais que possível. No site da Ana Maria Braga existem diversas receitas fáceis de fazer, que além de baratas são muito deliciosas, desde doces simples, algo apenas com ingredientes da sua geladeira, a uma sofisticada massa gourmet, até mesmo aqueles pratos bonitos que só vemos na Tv.

2 - EXERCÍCIOS FÍSICOS

Foto: PowerHitCarol Borba
Carol Borba

  

Já  ficou claro que uma das prioridades em nossa vida, é a saúde. Pode até parecer clichê mas ter uma alimentação balanceada sem exageros, frequentar o médico periodicamente e fazer exercícios são alguns dos meios para manter a saúde em dia. Mas como manter a boa forma e a saúde sem sair de casa? Se liga nessa dica. A instrutora fitness Carol Borba, Ficou conhecida nacionalmente no periodo da pandemia porque além de ter um treinamento personalizado “Queima Diária”, dar aulas ao vivo e gratuitas todos os dias no seu perfil @carolbora1, o grande diferencial é que ela utiliza utensílios que você já tem em casa como um pacote de açúcar por exemplo, e o melhor o resultado é garantido, então pega seu pacote de feijão e bora treinar.

3 - JOGOS/BRINCADEIRAS

Foto: ZOOMUNO
UNO

  

Quem nunca gritou “UNO!” e logo em seguida levou um “+4”, é, ninguém merece. Um jogo de azar, tabuleiro, cartas, memória, sempre anima o ambiente e quando estamos em família fica ainda mais divertido. Aqui vão alguns jogos que você deve conhecer.

  • Uno
  • Dominó
  • Jogo da memória
  • Forca
  • Adedonha
  • Caça-palavras
  • Pega-vareta

Mas uma ótima opção para estimular a criatividade e o pensamento é o “Mega Senha”, uma adaptação do programa de TV “Mega Senha” exibido na Rede Tv. O jogo consiste em descobrir a palavra alvo, com apenas algumas dicas. Apesar de parecer meio bobo as regras desse jogo deixam a bricadeira realmente interessante, reuna a família e experimente esse game, aposto que depois da primeira rodada você não vai quer mais parar. O App está disponível para Android e IOS .

4 - LEITURA

Uma ótima opção pra deixar de lado tantas noticias desagradaveis, é uma boa leitura. Além de estimular a criatividade, exercita o cérebro, melhora a concentração, memorização, amplia o vocabulário e nos permite viajar no universo da imaginação. Minha dica é os SALMOS são palavras fortes e firmes que te faz refletir e te acalmam .

5 - FILMES

Com os cinemas todos fechados, a saída é fazer seu proprio cinema em casa, na Tv da sala ou mesmo na tela do notebook, o importante é não deixar de curtir não importa onde, e para te ajudar na escolha do filme, aqui vão algumas dicas incríveis que com certeza você irá gostar.

  • Miracle in Cell N. 7/Milagre na sala 7

Separado de sua filha por ser acusado de um crime que não cometeu, um homem com deficiência intelectual precisa provar sua inocência ao ser preso pela morte da filha de um comandante. Ele passa a contar com a ajuda de seus companheiros de cela e de quem também está do outro lado das grades. O filme é uma produção turca e pode ser encontrado na Netflix.(adorocinema.com)

  • Patch Adams O Amor é Contagioso - 1998

Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams (Robin Williams) voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma. Patch consegue mostrar a todos que o amor é o melhor remédio.(adorocinema.com)

  • A Espera de Milagre - 1999

1935, no corredor da morte de uma prisão sulista. Paul Edgecomb (Tom Hanks) é o chefe de guarda da prisão, que temJohn Coffey (Michael Clarke Duncan) como um de seus prisioneiros. Aos poucos, desenvolve-se entre eles uma relação incomum, baseada na descoberta de que o prisioneiro possui um dom mágico que é, ao mesmo tempo, misterioso e milagroso. Um clássico do cinema que com certeza irá emocionar.(adorocinema.com)

  • Forest Gump - 1994

Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de Forrest Gump (Tom Hanks), um rapaz com QI abaixo da média e boas intenções. Por obra do acaso, ele consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate, mas continua pensando no seu amor de infância, Jenny Curran. As idas e vindas que acontecem com Forest nos fazem refletir sobre nossas prioridades.(adorocinema.com)

Aroveita as dicas e depois me conta o resultado.

Fica com Deus

K entre nós 

Fram Araújo